data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
A primeira edição do StartupOn de Santa Maria, que reuniu empresários e presidentes de startups para falar sobre o tema foi realizada ontem, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). De acordo com a organização, cerca de 450 pessoas circularam pelo local, para participar das palestras e mentorias que eram oferecidas gratuitamente. A estimativa é que este tenha sido o maior evento de StartupOn do país até o momento.
Liminar impede que CNH fique mais barata no Rio Grande do Sul
Entre os palestrantes, estava Guto Ferreira, ex-presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão vinculado ao Ministério da Economia, recentemente exonerado do cargo pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) por conta de acusações de suborno contra o secretário especial de Produtividade e Emprego, Carlos da Costa. Ferreira falou que tem estado bastante pelo Sul do Brasil nos últimos meses. Segundo ele, o país vive um momento muito importante para a realização de eventos que falem sobre empreendedorismo, e a oportunidade precisa ser aproveitada.
- É diferente quando você participa de um evento com gente real. Aqui, tem pessoas com exemplos do que deu certo, mas também do que deu errado, do que aprenderam e como conseguiram dar a volta por cima. O importante é frisar que o brasileiro não foi criado com uma cultura de planejar e executar projetos, e é necessário que se faça isso. Não adianta ter boas ideias, de boas ideias o país tá cheio. Temos de saber planejar o que criamos, e a nova economia tem muita capacidade para isso - explicou.
Funcionários dos Correios têm até terça para definir se greve seguirá
O CEO da Delivery Much, Pedro Judacheski, que iniciou na incubadora da UFSM, diz que é importante não ter medo de errar.
- Nós começamos aqui dentro, e a Delivery Much vai continuar sempre sendo de Santa Maria, mas temos de aprender a não ter medo. O medo é o que nos faz não ir em frente, e nós temos de enfrentar os desafios. Atualmente, são mais de 5 mil restaurantes parceiros, com cerca 1,5 milhão de usuários no aplicativo. E nós não imaginávamos, lá no início, que isso fosse possível. O que queremos é mostrar que não se pode desistir - diz Judacheski.
A partir de hoje, 50 mil pessoas podem sacar parte do FGTS em Santa Maria
RELACIONAMENTO
Mas para quem acabou de sair da universidade, lançar-se para um novo empreendimento, sem a certeza de que a ideia vai dar certo, pode ser desafiador. Para o sócio da Mutual P2P, uma startup de empréstimo de pessoa a pessoa, construir uma boa rede de relacionamento é fundamental.
- Minha ideia foi falar sobre como empreender fora de Santa Maria. Não é fácil, mas é possível. Para isso, é preciso construir um passo a passo para enfrentar os medos de sair da cidade e conhecer o novo. Participar de eventos com gente que tem outra visão de mundo também é um diferencial. Se eu pudesse dar um conselho, seria para que os universitários não se acomodem e já comecem a pensar sobre empreendedorismo dentro da faculdade.
Além das palestras, também foram oferecidas mentorias para os participantes.